Loading...
Loading Live Scoring...
*All times CAT (GMT+2)

Football | Futebol Angolano - Girabola

Luis Nani @ Getty Images

Portugal particular com Equador a pensar em Telavive e Baku



O seleccionador português de futebol, Paulo Bento, quer aproveitar o particular de quarta-feira com o Equador para preparar cirurgicamente os “dois jogos extremamente importantes com Israel e o Azerbaijão”, de qualificação para o Mun-dial2014.

A convocatória de Paulo Bento reflecte a preocupação do técnico em recuperar o “núcleo duro” da selecção: em relação ao último jogo, com o Gabão, o técnico poderá fazer ali-nhar nove jogadores diferentes, destacando-se o regresso do avançado Danny, que jogou pela última vez com a camisola das “quinas” em Setembro de 2011, e a ausência de Pepe, a recuperar de uma operação ao tornozelo direito.

“O objectivo passa por nos prepararmos da melhor maneira possível, não só para este jogo, mas também para os compromissos oficiais que teremos passado um mês e meio. Este é o último particular antes desses dois jogos extremamente importantes com Israel e Azerbaijão”, observou Paulo Bento, em conferência de imprensa realizada na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Lisboa.

O treinador alertou para a necessidade de a seleção lusa não desperdiçar esta opor-tunidade, procurando “fazer o melhor jogo possível e tentando também melhorar algumas situações evidenciadas em jogos anteriores”, na expectativa de “melhorar o processo de jogo e alcançar um bom resultado”.

Apesar de centrar o discurso na necessidade de preparar o melhor possível a equipa pa-ra a dupla jornada de apuramento para o Campeonato do Mundo, Paulo Bento não des-valorizou a importância de um triunfo na recepção ao Equador, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, para quebrar o ciclo de três jogos consecutivos sem ganhar.

Além de Danny, que disputou o último jogo pela selecção a 2 de Setembro de 2011, tendo inclusive fechado a contagem na goleada por 4-0 em Chipre, regressam também aos eleitos os defesas Fábio Coentrão, Sereno, Miguel Lopes, o médio Raul Meireles e o avançado Nani. Cristiano Ronaldo já recuperou da lesão e vai jogar.

“É complicado dizer que será o ‘onze’ que vamos apresentar daqui a um mês e meio. Não está cá um jogador que tem jogado sempre, como é o caso de Pepe, e não sabemos o que pode acontecer daqui a um mês e meio, por muito que tenhamos em mente aquilo que queremos fazer”, assinalou.

Para Paulo Bento esta é, mais do que nunca, a altura para “manter a identidade” e a “estabilidade nas convocatórias”, advertindo que “fazer renovações muito acentuadas durante este caminho poderá não ser a melhor solução”.

Portugal defronta o Equador na próxima quarta-feira, no estádio D. Afonso Henriques, em jogo com início às 20:45 locais, o primeiro de Paulo Bento em Guimarães desde que assumiu o cargo de selecionador, numa cidade onde passou três épocas como futebolista do Vitória de Guimarães, de 1991/92 a 1993/94.

O segundo confronto com a seleção sul-americana, depois da vitória por 3-0 em 1972, no Torneio da Independência do Brasil, marcará a estreia da seleção lusa em 2013 e antecede dois jogos que podem decidir muito do futuro de Portugal no Grupo F europeu de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014.

A “equipa das quinas”, segunda classificada, em igualdade pontual com Israel e a cinco pontos da líder Rússia, joga a 22 de Março em Telavive, em partida com início às 15:45 e quatro dias mais tarde em Baku, a partir das 19:00.



Comments

More expert analysis and opinion from Sport24
The opinions expressed by Sport24 experts and bloggers are theirs alone, and do not necessarily represent those of SuperSport

Event Streaming

Channel Streaming

Other Live Streaming

Event Streaming

Channel Streaming

Sports Talk



Calvin Emeka Onwuka
Mou faces LVG, Wenger waits to pounce
Going into the weekend round of matches, Chelsea sit top of the Premier League in England with 73...

Sunday Oliseh
Why Klopp may struggle at English clubs
Seven years ago, 2008, a relatively unknown from Mainz 05, Jurgen Klopp, became coach at Germany’s...

Neil Tovey
Schut leaves a legacy
Having spent three years in South Africa plying his trade for Sundowns, Alje Schut will bid the PSL...

Dr Errol Sweeney
Some refs ‘bottle’ it and must be stopped
If referees were soldiers, many of them would be court martialed for cowardice.

Carol Radull
Keep up the KPL conversation
Every time I log onto twitter I have a look over the top trends because that immediately tells you...

Segun Odegbami
Football is full of failed coaches
I admit that I am looking for trouble writing today about coaches. I do not really like discussing...