Forgot Password

 

Register

 

Create your Connect ID

This will allow you to login to all DStv websites & applications




or
Login using
x

Email Reset

 




Loading...
Loading Live Scoring...
*All times CAT (GMT+2)

Football | Desporto em Português

Taça das Confederações, Samba e Olá Brasil



Estamos apenas a poucas horas do início do que será um ensaio perfeito para o Mundial do Brasil de 2014 da FIFA.

Você terá uma oportunidade de experimentar um dos mais importantes e valorizados eventos da FIFA na terra do samba - o Brasil.

Todos os relógios do mundo fazem o “tic tac” para este acontecimento que está envolvido numa névoa brilhante de muita esperança vinda de todos os cantos do Universo e especialmente para mim.

O Brasil tem sido o meu Lar desde que cheguei aqui como um jovem jogador por volta de 1984.

Este é um espectáculo desportivo que conta com a presença de todos os vencedores de todos os continentes, além do Brasil, como o país anfitrião, e da Itália vice-campeã no último Campeonato Europeu e os Campeões Africanos a Nigéria e o representante da Ásia – o Campeão Japão.

Conta também com as equipas habituais, como a Itália, a Espanha, o México e o anfitrião - o Brasil de certeza que todos nós aguardamos um futebol na sua melhor expressão, tudo isto, apesar de alguns meses atrás, não existir muito entusiasmo no mundo, porque algumas das grandes infra-estruturas estabelecidas para o Brasil não corresponderam às expectativas o que levou a levantar certas dúvidas quanto ao sucesso desta grande competição.

O que me excita ainda mais é o local onde as nossas “Super-Águias” vão actuar no dia 21 de Junho, frente à selecção do Uruguai na Arena Fonte Nova, um estádio recém-reconstruído, na minha cidade natal, Salvador, no Estado brasileiro da Bahia.

Há uns meses atrás estava meio acabado, devemos dar aos brasileiros o benefício da dúvida, eles adoram fazer as coisas mais inacreditáveis à última da hora.

E aqui estamos nós aguardando pela cerimónia de abertura da Taça das Confederações.

Devo dizer porquê eu estou animado. Algumas das minhas grandes memórias do futebol foram delineadas neste mesmo Estádio, na Arena Fonte Nova, aqui em Salvador, onde a história diz tudo.

Apenas há 2 meses, o governo da Bahia me honrou com a atribuição do galardão de ser o melhor atacante que aquí jogou durante o dia da inau-guração, eu me sentí orgulhoso e aprecei na verdade, de ser o primeiro Africano a ter alcançado esse feito e ouvir os gritos de "Ricky" o nome como sou conhecido aquí.

Agora, este é o lugar onde o meu país de nascença vai enfrentar o Uruguai, dentro de uma quinzena.

Talvez eu tenha sido um “rei” na Europa, especialmente durante o meu tempo em Portugal, quando joguei no Boavista (e também joguei no Benfica, na Estrela da Amadora e no Belenenses), mas Salvador, Bahia e o Brasil é o meu Lar. Quem poderia ter escrito este guião?

Vamos analisar as equipas:

A Itália:

A candidata natural, em todas as competições, está aqui baseada no Rio de Janeiro na sua plena força, inclusivamente com o seu atacante mortal - Balotelli, o avançado do Milan.

Todos esperamos que ele mantenha a cabeça fria e provavelmente seja escolhido como um dos melhores jogadores desta competição, com Pirlo a comandar o meio-campo italiano, a Itália é sempre a Itália.

Eles sempre sabem competir e sabem como ganhar mesmo quando não jogam bem

A Espanha:

Simplesmente a melhor selecção dos últimos tempos, tendo vencido todos as principais competições disputadas ultimamente, eles são os favoritos, ao lado do Brasil, como país anfitrião.

A equipa conta com craques como Iniesta, David Villa, Fabrigas juntamente com os avançados tais como, Fernando Torres e Pedro, e com um dos melhores estrategas de selecções, o treinador Vicente Del Bosque que ainda conta com a presença de jogadores na defesenviva muito duros e habilidosos como Ramos, Pique, Jordi Alba e do lendário "São Iker", Iker Casillas a defender a baliza, apesar do seu desentendimento com José Mourinho

A Nigéria:

É uma selecção mais forte após a conquista da Taça das Nações Africanas.

São os novos “gigantes africanos”, é uma equipa jovem, que conta com o seleccionador Stephen Keshi que conseguiu juntar jogadores de boa qualidade.

Na verdade ele está a fazer um grande trabalho, competente, esperando alcançar o segundo lugar necessário para poder progredir na competição.

A pergunta tem de se fazer, sobre Emmanuel Emenike e a diferença que ele poderia ter se não estivesse lesionado ou Victor Moses? Talvez isto ajude a equipa, pois proporciona uma enorme plataforma para os outros jovens reindificar os seus lugares.

A selecção pode estar desestabilizada pelo conflicto sobre os bónus ou devo dizer bónus reduzidos, mas após disputar a sua primeira partida frente ao Tahiti e se atingira uma vitória, tudo isso será esquecido e eles vão desfrutar da magia de jogar em solo brasileiro, o sonho de muitos jogadores africanos que me estão apegados e que são atraídos pelo espírito do samba e do talento brasileiro

Eu vou acompanhar a selecção com a minha família, amigos e adeptos e esperando que se comportem bem, talvez até vencer.

O Stephen Keshi é meu amigo e ex-companheiro de equipa e nós costumávamos ser colegas de quarto na selecção das “Super Eagles”.

Continuamos a manter o contacto de vez em quando.

Não se trata de apenas de uma boa reunião, mas de uma oportunidade de mostrar que o Continente Africano está pronto para ganhar uma grande competição.

Taiti, Uruguai, México e Japão:

O simples facto de que eles estão aqui aqui presentes é uma demonstração que eles são bons e que nunca poderiam ser postos de fora.

Nos dias de hoje no futebol você não encontra equipas fracas, por outro lado, você tem equipas competitivas e difíceis de vencer. É certamente uma espécie de surpresa a surgir e acreditem que não podem deixar de fora qualquer duma destas equipas nacionais porque elas são boas.

O Uruguai ganhou a Taça América à frente do Brasil e da Argentina e os brasileiros ainda se recordam melhor do que ninguém, que foi a selecção do Uruguai que negou ao Brasil a conquista do Mundial na única vez que o Brasil organizou o Campeonato do Mundo em 1950.

Por sua vez o México foi lá com grandes jogadores, uma vez e venceu o Mundial de 1930.

O Japão tem o espírito samurai e continua a impressionar. O facto de que já se qualificou para o Brasil 2014 mostra o seu progresso no futebol.

Brasil:

Cinco vezes Campeões do Mundo, ainda é uma das melhores equipas do mundo, a única equipa que jogou em todos os campeonatos do mundo desde sempre.

São os favoritos para este título, uma nação de futebol verdadeiro, eles vivem o futebol, pois comem futebol, e tudo é futebol para eles . A sua inacreditável verdade é como é fácil você poder encontrar um bom jogador no mato, na praia, na rua ou na selva apto para jogar o Futebol.

Está apenas no seu sangue, e está a tentar voltar para ficar no nível superior, apesar de sua inesperada baixa no “ranking” da FIFA, e os seus dois últimos encontros amigáveis contra a Inglaterra e a França são indicações para aquilo que estou a afirmar, esses rapazes do samba estão a regressar novamente.

O Brasil tem um grande número de craques talentosos como Neymar, Oscar, Lucas e companhia.

Espero que desta vez Neymar tenha a chance de mostrar ao mundo todas as suas qualidades, agora que ele se juntou ao Barcelona para uma estreita ligação com Lionel Messi,

De facto ele não teve uma temporada muito boa, ele não marcou nos seus últimos 10 jogos (8 para o seu clube Santos fc e 2 para a Selecção Nacional, mas falando francamente, na minha opinião ele é um dos melhores jogadores do mundo de hoje, ele é tão habilidoso, rápido no pensamento e rápido na finalização, um jogador bom de assistir, como os brasileiros dizem, "vale a pena Pagar pra o ver Jogar" ... está traduzido, ele é um jogador digno de pagar e vê-lo jogar.

Global:

Tudo está definido e as esperanças estão num ponto bem alto, aguaradando o esperado o pontapé de saída no sábado, dia 15 de Junho , como todos os adeptos de futebol ao redor do globo com os rádios junto aos seus ouvidos para ouvir o samba e ritmos pulsantes não apenas através das arquibancadas durante o jogo, mas também através dos seus aparelhos de TV, tablets, celulares ou qualquer dispositivo que o mantenha ligado ao Brasil, celebrando em bom espírito, esta competição de futebol, desfrutando a deslumbrante exibição de habilidades de futebol aqui no Brasil e como um aviso do que está para ainda vir a acontecer em Junho do próximo ano no Mundial do Brasil 2014 Copa do

Tudo o que posso dizer é samba! Ola! Bem-vindo ao Brasil!

Shop

Gerrard: My Autobiography
Steven Gerrard is a hero to millions, not only as the inspirational captain of Liverpool FC, but as a key member of the England team.
R152.00
Rafa: My Story
Revelatory memoir from the greatest sportsman in the world today.
R182.00
FIFA 14
Xbox 360
R549.00
Mitre Ultimatch Soccer Ball - White
A high quality football, offering high performance at both training and during football matches.
R252.00


Comments

More expert analysis and opinion from Sport24
The opinions expressed by Sport24 experts and bloggers are theirs alone, and do not necessarily represent those of SuperSport

Live Video Streaming

Great Goals Of European Football - Show 2
SS4
Mon, 28 Jul @ 05:00
SS7
Mon, 28 Jul @ 06:00
Commonwealth Games H\L - Day 5 - Morning

Sports Talk



Dr Errol Sweeney
World Cup refs return home ‘bruised’
The World Cup is over for another four years and already the post mortem has started into some...

Sunday Oliseh
What Germany did to become champs
The 2002 Japan and South Korea World Cup saw the Germans lose in the Finals to Brazil, thanks to...

Collins Okinyo
Amrouche is his own worst enemy
Thunder has struck twice with news of Harambee Stars coach Adel Amrouche being slapped with a...

Claudia Ekai
Save our Stars
First and foremost, it is not all over for Harambee Stars in the 2015 Africa Cup of Nations...

Carol Radull
The Harambee Stars' secrets
A week ago Kenya’s Harambee Stars hosted Burundi in our first international friendly this year. I...

Emeka Enyadike
Joachim Loew: German lessons for Africa
How do you win the World Cup? How do you prepare a team for the greatest show on earth? How do you...