Forgot Password

 

Register

 

Create your Connect ID

This will allow you to login to all DStv websites & applications




or
Login using
x

Email Reset

 




Loading...
Loading Live Scoring...
*All times CAT (GMT+2)

Football | Copa das Nacoes Africanas

Vozinha @ Backpagepix

Histórica qualificação de Cabo Verde faz “explodir” a Cidade da Praia



A histórica qualificação da selecção de futebol de Cabo Verde aos quartos-de-final do CAN’2013, está a ser ruidosamente festejada por todo o País, com o Parque 5 de Julho, na Praia , a explodir-se com o golo de Nhuc.

O cronómetro assinalava rigorosamente 90 minutos, quando o avançado Nhuc fez explodir os espectadores que lotaram a arena do Parque 5 de Julho, onde assistiam o jogo através de ecrã gigante, com o golo que ditou a vitória, a cambalhota de Cabo Verde, frente a sua similar de Angola (2-1), e o consequente apuramento dos “Tubarões Azuis” aos quartos-de final da sua primeira aparição numa fase final da CAN.

Num ambiente de verdadeira festa, numa movimentação jamais vistas neste parque, comparado por muito como o 5 de Julho de 1975, data em que se assinalou a independência de Cabo Verde, os símbolos nacionais como a bandeira, cachecóis, e t-shirts foram vistas como nunca dantes, num autêntico gesto de patriotismo.

O momento foi de muita euforia e mal o árbitro tunisino, Jedidi Slim, fez suar o apito final, a multidão exaltou de euforia, com cânticos e muisicas dos “Tubarões azuis”, numa festa que contagiou toda a capital, marcado por cortejo de automóveis apinhados por apoiantes da selecção cabo-verdiana por tudo quanto era artéria nesta cidade.

No meio desta euforia , cada um festejava a à sua maneira, ao som de batucada, gritos, apitos e muitos abraços, com alguns adepstos, como o conhecido apoiantes dos Travadores e afirmar-se “Dja nu ganha CAN”.

Em casa do Platiny, o médio ofensivo da selecção de Cabo Verde, agora apelidado de “Puto Maravilha”, encontramos a sala visita da avó, Maria Morreira, transformada num autêntico estádio de futebol, com a avó a morrer de emoção pelo futebol apresentado pelo neto.

Da sua viva voz, esta mãe de criação de Platiny disse ter perdido a voz de tanto “puxar pelo filho”, alegando mesmo que desde criança que este futebolista que actualmente milita na equipa portuguesa de Santa Clara havia manifestado a sua paixaõ pelo futebol.

A festa pela qualificação de Cabo Verde está a sentir-se por todos os cantos da cidade.

Com esta qualificação, África do Sul (líder do Grupo A ), com os mesmos cinco pontos que Cabo Verde, “Os Tubarões Azuis”, esperam pelo jogo desta quarta-feira para conhecer o adversário dos oitavos-da final a sair do Grupo B, composto pelas equipas nacionais do Gana, RD Congo, Mali e Níger.

Shop

Gerrard: My Autobiography
Steven Gerrard is a hero to millions, not only as the inspirational captain of Liverpool FC, but as a key member of the England team.
R161.00
Rafa: My Story
Revelatory memoir from the greatest sportsman in the world today.
R182.00
Mitre Monde Soccer Ball - White
Voted as one of the UK's favourite match balls
R219.00


Comments

More expert analysis and opinion from Sport24
The opinions expressed by Sport24 experts and bloggers are theirs alone, and do not necessarily represent those of SuperSport

Latest Video Highlights

Sports Talk



Calvin Emeka Onwuka
United did well against Chelsea
To a lot of people the celebrations that greeted Robin van Persie’s equaliser “represented how low...

Sunday Oliseh
El Clasico gave a glimpse of the future
Real Madrid were deserving winners of the El Clasico at the weekend. A closer look seems to reveal...

John Dykes
United’s Felli-good factor
He was on their books for 10 years as a player, won everything with them and even coached them last...

Emeka Enyadike
Conversations with Senzo
I woke up this morning to the rude shock of the senseless shooting of Senzo Meyiwa and I still...

Carol Radull
Let the chickens hatch K'ogalo
Last year was an exception but I think “it is written” that the Tusker Premier League must go down...

Arjun Vidyarthi
Listen to the fans Rodgers
While in the UK I decided to do what every Liverpool fan would try and do - catch a game.