Loading...
Loading Live Scoring...
*All times CAT (GMT+2)

Football | Copa das Nações Africanas

Vozinha @ Backpagepix

Histórica qualificação de Cabo Verde faz “explodir” a Cidade da Praia



A histórica qualificação da selecção de futebol de Cabo Verde aos quartos-de-final do CAN’2013, está a ser ruidosamente festejada por todo o País, com o Parque 5 de Julho, na Praia , a explodir-se com o golo de Nhuc.

O cronómetro assinalava rigorosamente 90 minutos, quando o avançado Nhuc fez explodir os espectadores que lotaram a arena do Parque 5 de Julho, onde assistiam o jogo através de ecrã gigante, com o golo que ditou a vitória, a cambalhota de Cabo Verde, frente a sua similar de Angola (2-1), e o consequente apuramento dos “Tubarões Azuis” aos quartos-de final da sua primeira aparição numa fase final da CAN.

Num ambiente de verdadeira festa, numa movimentação jamais vistas neste parque, comparado por muito como o 5 de Julho de 1975, data em que se assinalou a independência de Cabo Verde, os símbolos nacionais como a bandeira, cachecóis, e t-shirts foram vistas como nunca dantes, num autêntico gesto de patriotismo.

O momento foi de muita euforia e mal o árbitro tunisino, Jedidi Slim, fez suar o apito final, a multidão exaltou de euforia, com cânticos e muisicas dos “Tubarões azuis”, numa festa que contagiou toda a capital, marcado por cortejo de automóveis apinhados por apoiantes da selecção cabo-verdiana por tudo quanto era artéria nesta cidade.

No meio desta euforia , cada um festejava a à sua maneira, ao som de batucada, gritos, apitos e muitos abraços, com alguns adepstos, como o conhecido apoiantes dos Travadores e afirmar-se “Dja nu ganha CAN”.

Em casa do Platiny, o médio ofensivo da selecção de Cabo Verde, agora apelidado de “Puto Maravilha”, encontramos a sala visita da avó, Maria Morreira, transformada num autêntico estádio de futebol, com a avó a morrer de emoção pelo futebol apresentado pelo neto.

Da sua viva voz, esta mãe de criação de Platiny disse ter perdido a voz de tanto “puxar pelo filho”, alegando mesmo que desde criança que este futebolista que actualmente milita na equipa portuguesa de Santa Clara havia manifestado a sua paixaõ pelo futebol.

A festa pela qualificação de Cabo Verde está a sentir-se por todos os cantos da cidade.

Com esta qualificação, África do Sul (líder do Grupo A ), com os mesmos cinco pontos que Cabo Verde, “Os Tubarões Azuis”, esperam pelo jogo desta quarta-feira para conhecer o adversário dos oitavos-da final a sair do Grupo B, composto pelas equipas nacionais do Gana, RD Congo, Mali e Níger.



Comments

More expert analysis and opinion from Sport24
The opinions expressed by Sport24 experts and bloggers are theirs alone, and do not necessarily represent those of SuperSport

Event Streaming

Channel Streaming

Other Live Streaming

Event Streaming

Channel Streaming

Sports Talk



Carol Radull
Fitting curtain raiser for the EPL
Arsene Wenger’s attempts to beat Jose Mourinho have finally born fruit with a thrilling curtain...

John Dykes
Londoners to capitalise on pre-season
On Sunday, Wembley Stadium will once again host a game of football that isn’t all we think it is.

Segun Odegbami
Predicting the EPL winners
We are moments away from the start of the European football season. So, let’s look at the teams...

Calvin Emeka Onwuka
Premier League preview - part 1
Maybe it is a sign of my age, or an indication of how the last two seasons have been for the club I...

Dr Errol Sweeney
Ref's job becoming more difficult
What you are about to read may sound like I’m stating the obvious, but it’s true.

Sunday Oliseh
Super Eagles job: an uphill task worth taking
It is definitely the most delicate football job on the African continent and the most demanding.