--%>
Loading...
Loading Live Scoring...
*All times CAT (GMT+2)

Football | Copa das Nacoes Africanas

Zâmbia defronta Noruega num encontro amigável



A selecção da Zâmbia irá jogar um encontro de preparação, antes da Taça das Nações Africanas, contra a congénere da Noruega no Levy Mwanawasa Stadium no sábado dia 12 de Janeiro.

O encontro principia às 14h00 CAT.

A Zâmbia vai utilizar o encontro para se preparar para a defesa do títuto de Campeã de África que conquistou em 2012 enquanto a Noruega, por sua vez, quer experimentar os seus jogadores mais novos no futebol internacional bem como para quer preparar-se para o Campeonato do Mundo de 2014 da FIFA.

O treinador da Zâmbia, Herve Renard acredita que o encontro amigável com o adversário europeu servirá para ele poder avaliar ainda melhor os seus jogadores e saber se estão preparados para a missão. Este será o primeiro encontro desde que a Zâmbia anunciou a equipa oficial de 23 elementos para a Taça das Nações Africanas de 2013.

Kennedy Mweene deverá alinhar bem como o avançado do Southampton, Emmanuel Mayuka deverá partilhar o lugar com o capitão Christopher Katongo na linha avançada.

Na defesa, deverão alinhar Davies Nkausu e Emmanuel Mbola à direita e à esquerda na retaguarda respectivamente com Hichani Himonde e Stopilla Sunzu na zona central da defesa.

Nathan Sinkala e Isaac Chansa jogarão à frente atrás de Chisamba Lungu que ocupará o flanco direito. No entanto Rainford Kalaba será o extremo esquardo com a liberdade de se movimentar para apoiar atrás Emmanuel Mayuka e Chris Katongo.

O treinador da Noruega, Ogil Olsen, por sua vez, deverá fazer pelo menos cinco altera-ções em relação à equipa que defrontou e derrotou a África do Sul na terça-feira. Olsen disse à fazfootball.com que vai tomar todas as cautelas e precauções, procurando um jo-go defensivo, o que permitirá que a Zâmbia ganhe o domínio do encontro.

“Vamos jogar um encontro muito bem organizado e defensivo. Vamos deixar que a Zâm-bia tenha a posse da bola, daí podermos usar o contra-ataque. Nós temos uma equipa forte, mas nesta altura os nossos jogadores não estão em forma,” disse Olsen.

“Ficámos surpreendidos por vencer a África do Sul. Seremos muito afortunados se ven-cermos a Zâmbia. Um empate já nos satisfará.”

“A temperatura também nos afectará. Na Noruega as temperaturas são correntemente -10 graus centígrados e aquí faz muito calor e os jogadores têm de se adaptar rapidamente.”

Olsen acrescentou que não sente nenhuma pressão de vencer os Campeões de África no seu próprio ambiente mas garante que os seus pupilos vão dar o seu melhor.

“Estamos a preparar a selecção para o Brasil 2014. Queremos observar a actuação de um ou dois novos jogadores que incluimos na equipa nacional principal.”

O guarda-redes Andre Hansen deverá tomar o lugar de Runne Almenning Jarstein. Os defesas Fredrik Semb Berg, Ruben Kristiansen e Jorgen Horn serão a chave da táctica defensiva de Olsen.

Tanto Olsen como o capitão Elyounoussi mencionaram o extemo esquerdo Mohammed Fellah como o jogador a observar bem como Marcus Pedersen que deve fazer parceria com Elyounoussi na avançada.

Shop

Gerrard: My Autobiography
Steven Gerrard is a hero to millions, not only as the inspirational captain of Liverpool FC, but as a key member of the England team.
R161.00
Rafa: My Story
Revelatory memoir from the greatest sportsman in the world today.
R182.00
Mitre Monde Soccer Ball - White
Voted as one of the UK's favourite match balls
R219.00


Comments

More expert analysis and opinion from Sport24
The opinions expressed by Sport24 experts and bloggers are theirs alone, and do not necessarily represent those of SuperSport

Event Streaming

Channel Streaming

Other Live Streaming

Event Streaming

Channel Streaming

Sports Talk



Dr Errol Sweeney
Refereeing cowardice or good player management?
Was this good refereeing or refereeing cowardice? The incident highlighted in the picture again...

Chima Emmanuel Aguma
Is this the turning point for Man United?
Before the season started, if anyone told Manchester United’s new boss Louis Van Gaal that at...

Carol Radull
No mystery why Arsenal can't beat United
I am a little delusional. When it comes to Arsenal, I always am. To say that I am a frustrated...

Arjun Vidyarthi
Shankly said it best
These days the words of Bill Shankly seem to be echoing in my ears every weekend. “If you can't...

Neil Tovey
Lost in translation
The May Mahlangu situation highlights the fact that communication in football is vital.

Clyde Tlou
Bafana snub needs stronger action
After featuring in 24 matches, 19 starts and five off the bench for his Swedish club, IFK...